Aulas do PROERD iniciam em Quilombo

Publicado em 23/08/2018 às 09:30 - Atualizado em 23/08/2018 às 09:30

No dia 15 de agosto teve início as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) para aproximadamente 100 alunos no município. Este programa está sendo aplicado pelos soldados Assuero Isoton e Diego Mores Romanini da 5ª Companhia de Policia Militar de São Lourenço do Oeste. A formação atende os alunos do 5º ano das Escola Municipal Branca de Neve e Escola Municipal Lajeado Garcia.

O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Tem por objetivo capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Trabalha também autoestima das crianças e adolescentes, a valorização da vida, valores éticos e morais, tomada de decisão consciente, entre outros.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é oriundo de um programa norte-americano criado em 1983, após muitas pesquisas envolvendo educadores, psicólogos, psiquiatras e policiais. Tem como metodologia a Teoria Socioemocional, que trabalha os sentimos e emoções dos alunos. Em 1992, foi implementado no Brasil, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas das polícias militares de todos os estados do Brasil.